Tipos de próteses mamárias, generalidades

Uma das principais diferenças apresentadas pelos diferentes tipos de prótese de mama é a substância que as preenche. A referida substância pode ser solução salina (água + sal) ou gel de silicone de alta coesão. Nos EUA, ambos os tipos de próteses são usados ​​atualmente.

Na Argentina, as próteses de gel de silicone são usadas principalmente. As próteses preenchidas com gel de silicone, bem como aquelas preenchidas com solução salina, são comercializadas com 2 tipos de superfície: lisa e texturizada (superfície rugosa).

Por sua vez, a prótese pode ser de diferentes perfis: perfil ultra-elevado, de alto nível, médio ou baixo perfil e moderada. rodada ou anatómica (muito como uma gota de água ou lágrima): 2 tipos de formas também são observadas.

Próteses forma redonda pode ser semelhante ao corpo de um “laranja” quando eles são de alto perfil, ou um “disco” Chato sem são de perfil baixo, enquanto o ponto médio entre estes dois tipos de próteses redondas constituem próteses rodada de perfil médio ou moderado. próteses anatómicos são próteses, em vez forma oval, semelhante a uma “lágrima” ou uma “gota de água”. Estes últimos também são comercializados com diferentes tipos de perfis.

Diferenças entre próteses de silicone e salinas

Ambos os tipos de próteses têm uma cobertura de silicone externa e a principal diferença é o material de enchimento. As próteses salinas usam água + sal (= solução fisiológica ou soro) como preenchimento, enquanto as próteses de silicone modernas usam um gel de silicone altamente coesivo. A maioria dos cirurgiões plásticos na Argentina usa essas próteses preenchidas com gel de silicone coesivo.

Ambos os tipos de próteses têm vantagens e desvantagens

As próteses de sal têm algumas desvantagens em relação ao gel de silicone: deflação (desinflar, perdem o seu conteúdo) ao longo do tempo pode aumentar a possibilidade de ondulações visíveis através da pele (ondulante) e, em seguida, dirigir ou facilitar a ruptura da cobertura externa da prótese.

Ao mesmo tempo, eles são mais duros e antinaturais ao toque e em seus movimentos. Se a sua superfície externa é perfurada, começa a deflação gradual da prótese.

Ao tirar uma pequena lágrima ou punção na superfície ou revestimento exterior da prótese salina, água salgada vertida através do intervalo, é absorvido pelo corpo, e irá haver uma diminuição do volume de um ou ambos os seios , uma vez que a prótese perde gradualmente parte do seu preenchimento através dessa punção ou quebra.

Quando o gel de silicone da prótese sofre uma ruptura na superfície ou revestimento exterior, são casos muito raros de migração em gel de silicone povoa interno, uma vez que é uma alta coesividade o gel de silicone, o que não é derramado e permanece no lugar em caso de quebra na superfície da prótese.

Como a migração do gel é muito rara, uma diminuição no tamanho dos seios não será notada, ao contrário do que acontece com as próteses salinas. Estudos realizados em mulheres pela Mentor®, 3 anos após a colocação do implante, detectaram quebras em 0,5% dos casos (1 em 200) e em nenhum desses casos de quebra ocorreu a migração do gel de silicone.

Por esta razão, recomenda-se a realização de ressonâncias magnéticas para a detecção de rupturas 3 anos após a colocação do implante e depois a cada 2 anos. Também se infere a importância da colocação de próteses marcas seguras.

Em 2006, a FDA dos Estados Unidos aprovou o uso de próteses de silicone para aumento de seios, as marcas Mentor® e Allergan®, e uma nova era começou na cirurgia de mama nos Estados Unidos. Naquele país, até aquela data, apenas próteses salinas foram utilizadas, e as de gel de silicone só foram aprovadas para uso em cirurgias reconstrutivas ou reconstrutivas da mama.

Atualmente, os dois tipos de próteses são usados ​​para aumento de mama , no entanto, muitos pacientes escolhem próteses de silicone com alta coesão devido ao aparecimento de seios naturais que eles oferecem em comparação com soluções salinas ou fisiológicas.

No Centro Médico RP usamos próteses preenchidas com gel de silicone. Em comparação com próteses salinas, os modelos de próteses de gel de silicone alcançam uma naturalidade indiscutível da mama, tanto à vista como ao toque. Atualmente, a grande maioria dos cirurgiões plásticos nos países do mundo, utiliza próteses preenchidas com gel de silicone de alta coesividade.

As próteses salinas podem ser preenchidas com solução salina ao longo do tempo para aumentar seu tamanho sem a necessidade de cirurgia, o que seria uma de suas vantagens. As próteses de gel de silicone não podem ser preenchidas.

Ambos os tipos de próteses são substituídos, após aprox. 10 anos, em alguns casos mais em outros menos, dependendo de problemas como encapsulamento, quebra na superfície da prótese, endurecimento, etc. Em geral, a duração de ambos os tipos de próteses é a mesma.