Dicas de saúde que não parecem fazer sentido, mas são reais.

Todos nós temos um pouco de médico em nós, que acha que sabe o suficiente, pelo menos para as coisas menos graves. E baseamos esse conhecimento em coisas comuns e que, parecem fazer todo o sentido. Se estamos com um resfriado, não apanhamos frio, se temos dores de garganta, tomamos mel, etc..

Mas, e se vos disser que há coisas que violam completamente aquilo que parece ser a lógica mais simples? Ou que há tratamentos que são parecem completamente irracionais, mas que no fundo, funcionam mesmo! Pois é, vamos ver alguns exemplos já de seguida. Prepare-se para se surpreender.

Conteúdo da página

1 – Depois de um dia de trabalho, descanse… exercitando.

Parece um pouco contraintuitivo, mas a verdade e que em vez de fazer aquilo que uma pessoa acha que seria o mais sensato, devemos fazer exatamente o oposto. Em vez de se atirar para o sofá e não fazer nada, atire-se ao ginásio e exercite.

Estudos demonstram que 30 minutos de treino, depois de um dia de trabalho, reduzem a fadiga, aumentam a energia e melhora o humor da pessoa. Mas esta ótima parte é fácil, no ginásio esquecemos os problemas do trabalho!

2 – Escreva, mas com o papel e com caneta

Este é um tratamento especial para a memória. Embora menos eficaz, aparentemente, escrever à mão em vez de digitar no ecrã, é mais eficaz na estimulação da memória. Isto tem vantagens para muitas coisas.

Ajuda na aprendizagem, enquanto somos novos, ajuda a melhorar a nossa performance enquanto no trabalho, e mais tarde, ajuda a combater doenças neuronais degenerativas, como a alzheimer.

3 – Se acha que beber light é bom, engane-se

Há muita gente que vai na ilusão das bebidas light. Que isso as vai ajudar a emagrecer e a perder aqueles quilos extra que não gostam de ver no espelho.

Mas a verdade é que isso não faz muito, se não nada, de bom. Se quer perder peso, comece por beber água, ou chás (sem açúcar), e assim evitará também a ingestão de bebidas com edulcorantes, cujo efeitos nefastos começam agora a ser colocados em cima da mesa.

4 – Beber bebidas quentes quando está quente

Como assim? Eu quero uma cerveja bem fresquinha quando está calor! Quer me refrescar! Pois, mas a verdade é que estudos demonstram que beber bebidas quentes promove mais o arrefecimento do corpo do que as bebidas frias.

Tudo porque elas promovem a transpiração que é o melhor meio de arrefecimento do corpo. Por isso na India e outros sítios quentes eles já o fazem faz muito tempo.

5 – Se quer comer menos, coma mais!

O quê? Tem tudo que ver com o seu metabolismo. Se comer pouco, por exemplo, umas bolachas apenas, vai haver uma libertação no sangue de açúcar e desregulação de insulina, que lhe vai dar fome, o que o irá fazer compensar na próxima refeição.

Se comerem mais em cada fibras, os níveis serão normalizados e sentir-se-á mais saciado, até à próxima refeição. Assim, deverá preferir comer sempre uma boa porção caloria, especialmente de proteínas e menos de açúcar, para no balanço global final, comer menos calorias!