Sabemos que hoje em dia as pessoas estão cada vez mais sobrepeso ou obesas e com a sociedade Brasileira não seria diferente hoje nós temos MAIS DA METADE de pessoas com sobrepeso ou obesa chegando em torno de 55% apontam estudos do Ministério da Saúde.
Antes de tudo, vale a pena ressaltar que não é recomendado comprar nenhum medicamento para perder peso sem receituário do seu médico ou recomendações médicas.
Nesse post iremos falar de alguns mitos e realidades sobre alguns medicamentos para emagrecer rápido.
Conteúdo da página
Segredo por trás dos remédios para emagrecer rápido?
Vamos fazer uma brincadeira agora.
Se você tivesse que escolher entre duas opções agora. Esperar para perder peso razoável ou utilizar de um medicamento milagroso para perder peso rápido. Qual você escolheria?
Bom todos sabemos que ambos resolvem a queima de gordura corporal mais todos escolheriam perder peso de uma maneira rápida.
E é precisamente nessa hora quando queremos perder alguns “kilinhos” mais rapidamente que procuramos alternativas para acelerar o processo. Não há saída neste momento: os medicamentos para perda de peso serão muito atraentes.
Mas eles funcionam ou não? Alguém pode tomá-los? Você realmente perde peso rapidamente?
E também, qual é a melhor maneira de perder peso? E a melhor cápsula para perder peso?
Quais os melhores tipos de medicamentos para emagrecer conhecidos no mercado?
1. Sibutramina
Sibutramina é uma das drogas de emagrecimento mais vendidas no Brasil. A sua utilização é controlada e é necessária uma receita médica para o seu consumo.
Esta droga atua no sistema nervoso central, mais especificamente nos neurotransmissores norepinefrina, serotonina e dopamina. Esta mudança, por sua vez, é responsável pela sensação de saciedade e diminuição do apetite.
Vantagens
- Controlo da fome;
- Aumento do gasto calórico;
- Ideal para aqueles que estão em uma dieta e têm um forte desejo de comer alimentos gordurosos ou açúcares;
- Funciona bem em pacientes com IMC maior que 30 e que não perderam peso através de dieta e exercícios.
Efeitos colaterais
Sibutramina é contraindicado para aqueles que têm hipertensão, diabetes ou um risco aumentado de doença cardiovascular. Sibutramina pode causar efeitos secundários tais como
- Boca seca;
- Mudanças de humor;
- Obstipação;
- Dor de cabeça;
- Aumento da pressão arterial;
- Aumento da frequência cardíaca;
- Ansiedade;
- Sentindo-se cansado;
- Insónia.
A sibutramina ainda está contraindicada para pessoas com hipertensão, diabetes e risco de doença cardiovascular. Não deve ser usado por mulheres grávidas, lactantes, em casos de anorexia, bulimia e pessoas que usam antidepressivos.
2. Orlistat (Xenical)
Como uma sibutramina, você pode comprar Orlistat (ou Orlistate) cápsulas somente se você tiver uma prescrição na mão.
O Orlistato, também conhecido pelo nome comercial Xenical, actua como um bloqueador de gorduras, inibindo a ação das enzimas (lipases) que digerem e absorvem os lipídios. Assim, quando o paciente come, cerca de 30% da gordura não é absorvida e acaba sendo eliminada pelas fezes.
Vantagens
- Ajuda a controlar o colesterol elevado;
- Ideal para uso em alimentos ricos em gordura (não deve ser usado como alternativa ao consumo diário de alimentos ainda mais gordos);
- Bom para pessoas que têm dificuldade em cortar alimentos engordados;
- Apresenta mais segurança para o corpo do que outros produtos emagrecedores porque é pouco absorvido pelo corpo;
Efeitos Colaterais.
- Diarreia;
- Perda espontânea de fezes;
- Gás
- Aumenta a chance de cálculos biliares (cálculos biliares).
Orlistat é contraindicado para mulheres amamentando, mulheres grávidas, e pessoas com imagens de inflamação no intestino (colite), pancreatite, ou uma predisposição para a diarreia.
3. Saxofone (Liraglutida)
Aprovado pela Anvisa em 2016, o Saxenda é uma droga injetada diretamente sob a pele e, assim como os demais produtos de emagrecimento listados até o momento, também precisa de prescrição para ser emitida.
Este remédio emagrecedor atua sobre o sistema nervoso central alterando a sensação de fome e saciedade. Faz com que a comida fique mais tempo no estômago e atrasa o esvaziamento do órgão.
Além disso, um dos efeitos da Saxenda é a mudança no sabor dos usuários (alimentos que antes eram muito apetitosos não têm um sabor tão agradável).
Vantagens
- Não afeta o humor do paciente;
- Reduz a sensação de fome;
- Melhora o nível de açúcar no sangue;
- Medicina muito segura e moderna.
Efeitos colaterais
- Desenvolvimento de pancreatite;
- Sabor alterado;
- Aumenta as chances de cálculos biliares na vesícula biliar.
Saxenda deve ser evitado por adolescentes e mulheres grávidas, porque os efeitos da droga ainda não são bem conhecidos por estes grupos.
Métodos para emagrecimento saudável.
Todos sabemos que a medicação é uma alternativa e deve ser controlada, mas o método mais seguro sempre vai ser a alimentação pois não existem efeitos colaterais para queima de gordura.
Hoje o método mais seguro está nas mãos de uma nutricionista que saiba fazer uma dieta equilibrada com tudo que o corpo humano necessita.
Existem alimentos que conseguem aumentar a temperatura corporal para fazer você queimar calorias quase que você nem perceba.
Citarei alguns abaixo:
- Canela;
- Chá verde;
- Chá de hibisco;
- Probióticos naturais;
- Aveia;
- Melancia;
- Arroz integral.
- Entre outros.
O foco não é sobre os alimentos e sim falar um pouco dos medicamentos que estão no mercado, mais sempre digo cuidado ao consumir e sempre fale com seu médico para que ele possa prescrever o melhor medicamento para você emagrecer.