O Colágeno tipo 2 é uma das principais proteínas que formam as estruturas do corpo. Está ligado a ossos, tendões, ligamentos, cartilagens, veias, pele, dentes, bem como nos músculos e na camada córnea dos olhos. Estima-se que 30% das proteínas totais sejam apenas de colágeno. Isso significa que o colágeno é de estrema importância para o organismo.
Por ser uma proteína estrutural, a produção de colágeno vai diminuindo no meio da fase adulta por volta dos 40 a 50 anos. Essa queda na produção de colágeno se perpetua até a senescência. Por conta disso, surgem as patologias relacionadas as articulações, bem como outras características da queda de colágeno como aparecimento de rugas, unhas quebradiças etc.
Apesar da importância do Colágeno no organismo, muitas pessoas confundem seus reais benefícios, sendo muitas vezes suplementado apenas para a questão estética, no entanto, a falta de colágeno no organismo pode acarretar em patologias associadas a perda da articulação, redução da cartilagem e diminuição da flexibilidade. Com tudo, a falta de colágeno contribui com um risco muito acometido nos idosos, que são as quedas.
Essa falta de flexibilidade na senescência piora a qualidade de vida dos idosos, causando processos inflamatórios, gerando desconfortos e dores. Esses processos podem gerar processos constantes inflamatórios, gerando algumas condições como artrose. Outras são vistas em adultos com idade a partir dos 50 anos como osteopenia, osteoporose, artrite, fibromialgia entre outras.
A suplementação de colágeno passa a ser importante como um método complementar aos tratamentos e a dieta desses indivíduos. O Colágeno tipo 2 da Nutriblue é um produto inovador que contém também vitaminas e minerais para auxiliar tanto na absorção do colágeno quanto na melhoria da qualidade de vida de pessoas que sofrem com dores nas articulações, desconforto, e falta de mobilidade articulares. É um suplemento alimentar que vem para complementar a alimentação.
Principais benefícios com a suplementação de Colágeno Tipo 2:
Faz parte da manutenção e saúde articular
Auxilia no conforto das articulações inflamadas;
Contribui favorecendo a mobilidade e flexibilidade das articulações;
Atua concomitante a outros nutrientes na lubrificação das articulações;
Ajuda o organismo a reconstruir a cartilagem articular;
Contribui na recuperação de lesões esportivas;
Tratamento coadjuvante para cartilagem após fraturas;
Beneficia pacientes com problemas autoimunes relacionados à articulação;
100% natural.
Qual melhor tipo de colágeno?
Cada vez mais se tem observado pessoas a procura do melhor colágeno, pois existem muitas opções no mercado. No entanto, cada tipo de colágeno vai ter sua função. O que precisa ser verificado é a qualidade da matéria prima de cada marca.
Existem tipos e diferenciação de colágeno, a Nutriblue possui o Colágeno Hidrolisado com Vitamina C, que favorece a absorção e aproveitamento do colágeno pelo corpo para realizar suas funções mais estruturais como saúde da pele, unhas, cabelo. Etc. Já o Colágeno Tipo 2 da Nutriblue é voltado para as articulações e cartilagens.
Existem diferentes tipos de colágeno, dependendo dos tecidos dos quais se origina:
Tipo I é um colágeno mais abundante no organismo, é encontrado mais em locais para proteger o corpo de grandes impactos. Está localizado em pele e tendões, cartilagem fibrosa, ossos, pele, unhas e cabelos.
Tipo II é muito parecido com o tipo I, porém com menor diâmetro. Está localizado nos meus locais incluindo cartilagem elástica e hialina, discos intervertebrais e nos olhos.
Tipo III está presente nas artérias e órgãos como intestino, fígado, útero e pulmões.
Tipo VI Com a função de sustentação e filtração, está presente nos rins, na lâmina basal e na cápsula do cristalino.
Colágeno tipo 2 funciona mesmo?
O colágeno tipo II é um suplemento que vem para ajudar a complementar o tratamento de patologias relacionadas a baixos níveis de colágeno no organismo, melhorando a qualidade de vida de indivíduos que apresentam dores, desconfortos e falta de mobilidade articular. Com isso, a suplementação de colágeno seria um método que agrega outros tratamentos.
O colágeno é um suplemento que funciona pelo simples fato de aumentar os níveis de proteínas que irão facilitar a síntese de colágeno no organismo. O efeito do colágeno vai depender do tipo de tratamento e do tempo de uso da suplementação.
Cada indivíduo responde de uma forma para cada tipo de patologia e tratamento. O colágeno é uma suplementação segura que vem para complementar e auxiliar os outros tratamentos para as doenças articulares e ósseas, no entanto, não age sozinho. Seus benefícios vão depender do estilo de vida, alimentação, exercícios físicos entre outros fatores que modulam a síntese de colágeno no organismo.
É visto em estudos, que o colágeno tem efeito a longo prazo. Por isso, o quanto antes começar o tratamento com o colágeno, os efeitos irão surgir na medida que o tratamento vai acontecendo.
A suplementação de colágeno a longo prazo não possui efeitos colaterais, pois se trata do consumo apenas de aminoácidos, o que não faria mal para o organismo.
A maioria dos estudos demonstram que os benefícios com a suplementação de colágeno começam a aparecer em um período de 3 meses de uma ingestão diária de 2 a 5 g de colágeno.
Na Nutriblue você encontra o melhor suplemento de Colágeno tipo 2 e Colágeno Hidrolisado com Vitamina C no mercado, com o melhor preço e altíssima qualidade. Todos os produtos da Nutriblue possuem garantia de qualidade, laudo técnico e são registrados na Anvisa.
Referências
ADRIAENSSENS, Karl Alves. Suplementação de colágeno hidrolisado e seu impacto no tratamento de osteoartrite e reumatoide: uma revisão da literatura. 2015. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/7155/1/21217389.pdf
DA SILVA, Daniele Rodrigues et al. Suplementação de colágeno e vitamina D no tratamento da osteoporose e artrite reumatoide. Revista Interdisciplinar em Violência e Saúde, v. 3, n. 2, 2020. Disponível em: https://editoraverde.org/portal/revistas/index.php/revis/article/view/153
VARGAS, D. M.; AUDÍ, L.; CARRASCOSA, A. Peptídeos derivados do colágeno: novos marcadores bioquímicos do metabolismo ósseo. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 43, n. 4, p. 367-370, 1997. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-42301997000400016&script=sci_arttext&tlng=pt