A sibutramina é uma droga que via oral foi criada inicialmente para tratamento de pessoas com problemas de obesidade.
Seu composto é um estimulante que age no sistema nervoso central, como um inibidor da receptação de neurotransmissores, que controla a sensação de saciedade. Inibe a receptação de substâncias como serotonina, norepinefrina e dopamina, controlando o apetite, o que diminui a vontade de comer.
A sibutramina foi aprovada e comercializada em grande parte do mundo desde 1997 para o tratamento da obesidade e, posteriormente, retirada em muitos países, devido aos seus efeitos colaterais graves.
Sibutramina emagrece mesmo?
A sibutramina, quando surgiu, era conhecido como o melhor remédio para emagrecer, e passou a ser utilizada por pessoas que não sofriam com problemas de obesidade, era consumido por qualquer pessoa que quisesse perder barriga rápido.
Porem, a sibutramina não é remédio para emagrecer milagroso, mas por que tantas pessoas o consumiam? a resposta é simples e explicaremos a seguir…
Quando uma pessoa decide emagrecer, tudo o que ela precisa fazer é comer saudável e se exercitar para ter o equilíbrio entre as calorias ingeridas e aquelas que seu corpo consome. A partir daí, se tudo for feito corretamente, começaremos a perder peso .
Mas o que acontece se não formos capazes de praticar exercícios ou controlar a ansiedade e ficar beliscando as coisas durante o dia? Não perdemos peso. E o que as pessoas querem? perder peso rápida e na maioria das vezes sem fazer esforço. Como podemos conseguir isso? com o uso de remédios que regulam nossa função cerebral que lida com o apetite. Isso é o que a sibutramina faz, suprime nosso desejo de comer durante o período de tempo que age no corpo.
Bem, o que acontece com esse tipo de remédio? Inicialmente eles funcionam muito bem, mas o problema é que você não pode fazer uso continuou da sibutramina é quando ele for removido, o efeito rebote começa.
A sibutramina ser tornou muito famosa por ter muitos seguidores, as pessoas faziam referência ao que funcionava para elas, mas o que acontece após quatro semanas de uso? Os efeitos de inibição de apetite começam a desaparecer e podem até aparecer efeitos contrários, como um aumento no apetite.
Artigos relacionados: Dieta e alimentação
Portanto, vendo os efeitos colaterais que a sibutramina pode causar, vale a pena o risco? definitivamente não.
Contra-indicações da sibutramina
- Embora já não seja comercializado em muitos países, explicaremos as contra-indicações da sibutramina, que ultimamente ainda tem muita procura na internet, e não é difícil achar onde comprar.
- Não deve ser utilizado por pessoas com distúrbios psiquiátricos relacionados à alimentação, como bulimia ou anorexia nervosa, ou depressão grave.
- Não deve ser consumido por pessoas com predisposição ao uso de drogas e álcool. Pessoas com hipersensibilidade à sibutramina ou a qualquer um dos seus componentes.
- Pacientes com hipertensão, ou com danos às válvulas cardíacas, doenças coronarianas, arritmias ou que sofreram infartos do miocárdio anteriores.
- Nem pessoas com hipertireoidismo, nem pacientes tratados com outros medicamentos para o sistema nervoso central, como antidepressivos ou ansiolíticos ou epilépticos. O seu uso também não é autorizado em mulheres grávidas ou em período de amamentação.
Os efeitos colaterais da sibutramina
A sibutramina foi retirado do mercado em 2010 devido a preocupações com seus efeitos adversos, incluindo problemas quem poderiam incluir morte súbita, insuficiência cardíaca, insuficiência renal e distúrbios gastrointestinais.
Naturalmente, qualquer medicação tem efeitos colaterais, mas devemos avaliar a importância e o risco de sofrê-los antes de tomar certos medicamentos.
Além disso, quando uma substância ou medicamento é retirado do mercado em diferentes países, cada um com seu órgão independente de inspeção e controle de drogas, devemos suspeitar de seu uso.
Como efeitos secundários frequentes poderíamos destacar os seguintes:
- boca seca
- aumento do apetite
- náusea
- gosto estranho na boca
- anorgasmia e ejaculação retardada
- dor de estômago
- constipação
- insonia
- tonturas,
- cólicas menstruais
- dor de cabeça
- rubor e dor nas articulações e músculos.
Além disso, a sibutramina pode aumentar a pressão arterial em alguns pacientes. Portanto, todos os pacientes devem ser monitorados periodicamente através do monitoramento de pulso e tensão, para evitar problemas derivados deles.
Outros efeitos secundários, tais como arritmias cardíacas, parestesia, alterações mentais ou do humor (por exemplo, excitação, agitação, confusão, depressão e pensamentos suicidas).
Os sintomas que requerem atenção médica, se você tiver, por exemplo, dificuldade em urinar, contusões anormais ou hemorragia, icterícia (amarelamento da pele), febre e tremores, dor no peito, visão anormal, entre outros, que pode dar pistas que algo não está certo e devemos ir ao centro de saúde mais próximo.
Onde comprar Sibutramina e seu Preço?
A Sibutramina não é um medicamento que você vai encontrar em farmácias, sendo vendida como aspirina. Você vai encontrá-la em alguns farmácias grandes e só venda só será possível com receita medica.
Seu preço esta gira em torno de R$ 150,00 nas farmácias, mas pode passar dos E$ 200,00 se for adquirido em sites que comercializam o produto sem receita médica.