Pular para o conteúdo

Quais‌ ‌alimentos‌ ‌auxiliam‌ ‌na‌ ‌saúde‌ ‌bucal?‌

O cardápio que compõe o café da manhã, o almoço e o jantar da população, de uma forma geral, deve contar com alimentos que auxiliam na saúde bucal, como frutas, verduras, carnes e legumes.

saúde‌ ‌bucal

Amplamente divulgado, o leite é uma das principais fontes de cálcio, ajudando a fortalecer os dentes, desde a primeira infância até a fase adulta. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados para não causar problemas com a saúde bucal.

O açúcar utilizado para adoçar a bebida láctea, quando em excesso, pode causar cáries e problemas estomacais. Por isso é preciso regular a dosagem e não se esquecer de fazer a limpeza dos dentes após as refeições.

Além do cálcio, há muitos alimentos que podem fazer parte de uma dieta rica e balanceada, contribuindo para o fortalecimento dos dentes, redução do mau-hálito e com atuação em melhora na salivação e limpeza com mordidas saborosas em alimentos variados.

Conteúdo da página

Alimentos apropriados para pós-cirurgia

A substituição de dentes quebrados por peças novas de resina ou porcelana é um procedimento que ocorre rotineiramente em clínicas odontológicas. 

Pacientes que buscam uma solução adequada para a falta de dentes podem seguir o planejamento de um profissional de odontologia e recorrer ao implante dentário no lugar que está vazio.

Durante um determinado período após a cirurgia, o paciente deve tomar cuidado com alguns alimentos, verificando quais são os mais apropriados para consumo. 

Devido a sensibilidade do local durante os primeiros dias pós-cirurgia, pode-se destacar produtos como:

  • Purê de legumes;
  • Sopas frias e cremosas;
  • Vitamina de frutas;
  • Sorvetes de massa.

Esses alimentos não exigem uma mastigação forçada, além de contarem com nutrientes que ajudam a reforçar o sistema imunológico.

A carne de peixe também é indicada, desde que seja cozido e que não apresente muitas fibras, como o bacalhau. 

Cuidados para manutenção do clareamento

Conforme a pessoa envelhece, a cor dos dentes pode ficar amarelada por diversos motivos. Pode ser o alto consumo de café, chá e refrigerantes, ou mesmo por hábitos que fazem mal à saúde, como o uso de cigarros e charutos. 

As clínicas odontológicas são o lugar ideal para buscar uma solução que possa reduzir o amarelo dos dentes, com aplicação de um produto especial sobre a superfície dentária. 

Trata-se do clareamento dental, um procedimento que requer conhecimento profissional e uso de ferramentas apropriadas. 

Após o tratamento, é preciso evitar alguns alimentos, como o próprio café e chá; o cigarro por causa do tabaco e nicotina; frutas com alta pigmentação natural, como o açaí; e o chocolate, tanto em barras quanto o líquido.

Por outro lado, há alimentos que ajudam a deixar os dentes claros por mais tempo, como nozes e amêndoas, cogumelos shiitake, sem o molho escuro de soja, a maçã e o morango, que além de ajudarem na higienização contribuem com substâncias que quebram partículas de pigmentação.

Dessa forma, os pacientes não precisam se preocupar com um sorriso amarelo e sim com dentes saudáveis e brilhantes, atuando até mesmo na autoestima pessoal.

Aparelhos removíveis permite fácil higienização 

Um problema comum que surge para aqueles que se preocupam com a saúde de uma forma geral, é a necessidade do alinhamento dos dentes, afinal, além da saúde mental, esse aspecto influencia na fala, mastigação e até na respiração.

Seja por causa do uso de chupeta por muito tempo, ou mesmo mamadeira durante a infância, bem como fatores genéticos ou perda dos dentes de leite com antecedência, diferentes motivos podem impactar na qualidade da mastigação.

Com uma tecnologia moderna, dentistas têm oferecido um método que utiliza um scanner 3D para fazer o mapeamento de toda a área interna da boca e desenvolve um aparelho transparente exclusivo para o paciente.

Desenvolvido por meio de um material plástico resistente, ele pode ser removido sempre que a pessoa for se alimentar. 

Isso ajuda na mastigação e também após as refeições, pois a higienização e limpeza dos dentes é feita com mais facilidade, removendo resíduos prejudiciais.

Nesse caso, diferentes alimentos também podem auxiliar na manutenção do tratamento, como aqueles que auxiliam na mineralização dental, não permitindo que as estruturas se tornem frágeis, ou mesmo para a limpeza natural da arcada.

Uso de aparelho fixo requer atenção aos alimentos

Por outro lado, há procedimentos de correção do alinhamento dos dentes em que é preciso utilizar um aparelho dentario fixo. 

Nesse caso, são aplicados braquetes sobre a superfície dos dentes, para que tudo fique preso de maneira adequada, fazendo o alinhamento de forma mais incisiva. 

Os alimentos a serem consumidos devem ser escolhidos com inteligência, pois alguns mais fibrosos podem causar problemas na hora da higienização e limpeza dos dentes. 

Entre as frutas, a manga é uma que deve ser evitada para se consumir naturalmente, diretamente.

Isso porque os fios que compõem o corpo dela podem ficar presos entre os dentes e a estrutura do aparelho ortodôntico, dificultando a remoção, mesmo com passador de fio dental. 

Para o consumo da fruta, que pode ser benéfica para a saúde, pode-se verificar a possibilidade de ingeri-la picada.

Carnes fibrosas também devem ser evitadas, pelo mesmo motivo, bem como por causarem a quebra da estrutura. 

Nesses casos, é melhor dar preferência ao suco de manga ou à carne muito bem moída, não desfiada, o que promove a nutrição adequada sem prejudicar a estrutura dental e de tratamento.

É importante reforçar que, além dos alimentos adequados para a manutenção de dentes limpos e sadios, é preciso beber água pois, além da remoção de resquícios de comida, ajuda a hidratar o corpo e equilibrar a mucosa oral, prevenindo a manifestação de bactérias.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.